SANTA MISSA IN COENA DOMINI
HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
Penitenciária Feminina de Rebibbia
Quinta-Feira Santa, 28 de março de 2024
Neste momento da ceia, dois episódios chamam a nossa atenção. O lava-pés de Jesus: Jesus humilha-se e, com este gesto, faz-nos compreender o que tinha dito: «Não vim para ser servido, mas para servir» (cf. Mc 10, 45). Ensina-nos o caminho do serviço.
O outro episódio — triste — é a traição de Judas, que não é capaz de levar em frente o amor, e depois o dinheiro e o egoísmo levam-no a esta situação terrível. Mas Jesus perdoa tudo . Jesus perdoa sempre . Só nos pede que peçamos perdão.
Certa vez ouvi uma velhinha sábia, uma avozinha do povo... que dizia: «Jesus nunca se cansa de perdoar: somos nós que nos cansamos de pedir perdão». Hoje peçamos ao Senhor a graça de não nos cansarmos.
Todos nós enfrentamos sempre pequenos fracassos, grandes fracassos: cada um tem a sua história. Mas o Senhor está sempre à nossa espera, de braços abertos, e nunca se cansa de perdoar.
Agora vamos fazer o mesmo gesto que Jesus fez: lavar os pés. É um gesto que chama a atenção para a vocação do serviço. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer, todos nós, na vocação do serviço.
Obrigado!
Home
Atualidade
Palavras do Santo Padre
Boletim de Sala de Imprensa
Foto
Video ao vivo
Tour Virtual
Busca