QUIRÓGRAFO DO PAPA FRANCISCO
PARA A INSTITUIÇÃO DA FUNDAÇÃO “GRAVISSIMUM EDUCATIONIS”
Estou grato à Congregação para a Educação Católica pelas iniciativas promovidas no cinquentenário da declaração Gravissimum educationis sobre a educação cristã, promulgada pelo Concílio Ecuménico Vaticano II, a 28 de Outubro de 1965.
Alegro-me também ao saber que o mesmo Dicastério deseja constituir nesta circunstância uma Fundação denominada Gravissimum educationis destinada a perseguir «finalidades científicas e culturais para promover a educação católica no mundo» (Estatuto).
A Igreja reconhece que «a extrema importância da educação na vida do homem e a sua incidência cada vez maior no progresso social contemporâneo» estão profundamente unidas ao cumprimento «do mandato recebido do seu divino Fundador, isto é, de anunciar a todos os homens o mistério da salvação e de instaurar em Cristo todas as coisas» (ge, Proémio).
Portanto, recebo de bom grado o pedido que me foi apresentado para constituir no Estado da Cidade do Vaticano a Fundação Gravissimum educationis.
Em virtude do poder apostólico na Igreja e da soberania no Estado da Cidade do Vaticano, considerando os cânones 116 § 1, 117 e 1.303 § 1, 1º do Código de Direito Canónico.
ERIJO
em pessoa jurídica pública canónica e em pessoa jurídica civil a Fundação Gravissimum educationis, com sede na Cidade do Vaticano.
A Fundação será regida pelas leis canónicas em vigor na Igreja e pelas leis civis vigentes na Cidade do Vaticano, assim como pelo Estatuto aqui anexado.
Cidade do Vaticano, 28 de Outubro de 2015.
FRANCISCUS PP.
Home
Atualidade
Palavras do Santo Padre
Boletim de Sala de Imprensa
Foto
Video ao vivo
Tour Virtual
Busca