MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
AOS PARTICIPANTES NA ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE
[Cidade do México 21-28 de novembro de 2021]
Saúdo cordialmente os participantes na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que se realiza de 21 a 28 de novembro na Cidade do México, com o desejo de promover uma Igreja sinodal em saída, de reavivar o espírito da v Conferência Geral do Episcopado que, em Aparecida em 2007, nos chamou a ser discípulos missionários, e a encorajar a esperança, tendo em vista o Jubileu Guadalupano em 2031 e o Jubileu da Redenção em 2033.
Agradeço-vos a vossa presença nesta Assembleia, que é uma nova expressão do rosto latino-americano e caribenho da nossa Igreja, em sintonia com o processo preparatório para a xvi Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Com base nestas chaves que estruturam e guiam a sinodalidade — comunhão, participação e missão — gostaria de meditar brevemente sobre duas palavras, para que possam ser consideradas de modo especial neste caminho que estais a fazer juntos.
A primeira palavra é “escuta”. O dinamismo das assembleias eclesiais consiste nos processos de escuta, diálogo e discernimento. Numa assembleia, o intercâmbio torna mais fácil “ouvir” a voz de Deus, escutar com ele o clamor do povo, e ouvir o povo ao ponto de captar nele a vontade à qual Deus nos chama. Peço-vos que procureis ouvir-vos uns aos outros e ouvir o grito dos nossos irmãos e irmãs mais pobres e esquecidos.
A segunda palavra é “superabundância”. O discernimento comunitário requer muita oração e diálogo para que possamos encontrar juntos a vontade de Deus, e exige também que encontremos formas de superar as diferenças para evitar que estas se transformem em divisões e polarizações. Neste processo, peço ao Senhor que a vossa Assembleia seja uma expressão da “superabundância” do amor criativo do seu Espírito, que nos exorta a ir sem receio ao encontro dos outros e encoraja a Igreja para que, através de um processo de conversão pastoral, possa ser cada vez mais evangelizadora e missionária.
Estimados irmãos e irmãs, encorajo-vos a viver estes dias acolhendo com gratidão e alegria esta chamada à superabundância do Espírito nos fiéis peregrinos do Povo de Deus na América Latina e no Caribe. Que Jesus vos abençoe e a Santa Virgem vos ampare com a sua materna proteção. E por favor não vos esqueçais de rezar por mim.
Fraternalmente,
Francisco
Roma, São João de Latrão 15 de outubro de 2021.
Home
Atualidade
Palavras do Santo Padre
Boletim de Sala de Imprensa
Foto
Video ao vivo
Tour Virtual
Busca