MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
POR OCASIÃO DO NONO DIA DE AMIZADE ENTRE COPTAS E CATÓLICOS
A Sua Santidade Tawadros II
Papa de Alexandria
Patriarca da Sé de São Marcos
Santidade amado Irmão em Cristo!
O nono Dia de amizade entre coptas e católicos oferece-me mais uma vez a feliz oportunidade de manifestar a sincera gratidão pelos vínculos espirituais que unem a Sé de Pedro e a Sé de Marcos, e de lhe assegurar a minha amizade constante em Cristo!
Atentos às palavras de Cristo — «Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando» (Jo 15, 14) — possamos continuar a nossa peregrinação de fraternidade cristã, especialmente em preparação da celebração, no próximo ano, do décimo aniversário do nosso memorável encontro em Roma e do cinquentenário do encontro histórico entre o Papa Paulo VI e o Papa Shenouda III .
A amizade é o caminho mais seguro para alcançar a unidade entre os cristãos, dado que nela vemos a face do próprio Cristo, que já não nos chama servos mas amigos (cf. Jo 15, 15), e que reza a fim de que «todos sejam um só» (Jo 17, 21). Possa a intercessão de Santo Atanásio, cuja vida e ensinamentos inspiram ambas as nossas Igrejas, guiar-nos ao longo do caminho rumo à comunhão plena e visível.
Dileto irmão em Cristo, enquanto nos aproximamos da solenidade de Pentecostes, rezo para que o Espírito Santo nos una mais do que nunca, derramando os seus dons de consolação sobre a nossa sofredora família humana, especialmente nestes dias de pandemia e de guerra.
Com a certeza da minha constante proximidade espiritual, exprimo votos orantes pelo seu bem-estar e pela sua serenidade, e a Vossa Santidade dou de coração um abraço fraterno de paz no Senhor Ressuscitado!
Roma, São João de Latrão, 10 de maio de 2022.
Francisco
Home
Atualidade
Palavras do Santo Padre
Boletim de Sala de Imprensa
Foto
Video ao vivo
Tour Virtual
Busca