zoomText
  • A
  • A
  • A
pdf
Geração de PDF em andamento.....

JUBILEU DA ESPIRITUALIDADE MARIANA

PAPA LEÃO XIV

ANGELUS

Praça de São Pedro
Domingo, 12 de outubro de 2025

[Multimídia]

________________________________________

AR  - DE  - EN  - ES  - FR  - IT  - PL  - PT

Queridos irmãos e irmãs,

antes de concluir a celebração, desejo dirigir a minha calorosa saudação a todos vós, que vos reunistes para rezar neste grande «cenáculo» unidos a Maria, a Mãe de Jesus. Vós representais a realidade multiforme das associações, movimentos e comunidades animadas pela devoção mariana, que é própria de todo cristão. Agradeço-vos e exorto-vos a alicerçar sempre a vossa espiritualidade na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja.

Saúdo todos os grupos de peregrinos, em particular os leigos agostinianos da Itália e a Ordem Secular dos Carmelitas Descalços.

Nos últimos dias, o acordo sobre o começo do processo de paz trouxe uma centelha de esperança para a Terra Santa. Animo as partes envolvidas a prosseguirem com coragem o caminho iniciado, rumo a uma paz justa, duradoura e respeitosa das legítimas aspirações do povo israelita e do povo palestiniano. Dois anos de conflito deixaram morte e destruição por toda a parte, especialmente no coração daqueles que perderam brutalmente os seus filhos, pais, amigos, tudo. Com toda a Igreja, estou próximo da vossa imensa dor. Hoje, especialmente a vós, é dirigida a carícia do Senhor, a certeza de que, mesmo na escuridão mais profunda, Ele permanece sempre conosco: «Dilexi te – Eu te amei». Pedimos a Deus, única Paz da humanidade, que cure todas as feridas e ajude com a sua graça a realizar o que humanamente agora parece impossível: a redescoberta de que o outro não é um inimigo, mas um irmão a quem voltar o olhar, perdoar, oferecer a esperança da reconciliação.

Por outro lado, acompanho com tristeza as notícias dos novos e violentos ataques que atingiram várias cidades e infraestruturas civis na Ucrânia, causando a morte de pessoas inocentes, incluindo crianças, e deixando muitas famílias sem eletricidade e aquecimento. O meu coração une-se ao sofrimento da população, que vive há anos na angústia e na privação. Renovo o apelo para que se ponha fim à violência, que se interrompa a destruição e que se abra um caminho para o diálogo e a paz!

Estou próximo do querido povo peruano neste momento de transição política. Rezo para que o Peru possa continuar no caminho da reconciliação, do diálogo e da unidade nacional.

Hoje, na Itália, recorda-se as vítimas dos acidentes de trabalho: rezemos por elas e pela segurança de todos os trabalhadores.

E agora dirijamo-nos a Maria com confiança filial.